A lesão meniscal ocorre geralmente quando o joelho é rodado ou flectido com força acima do normal, ocorrendo força de cisalhamento. Pode ter também origem degenerativa (artrose do joelho). O diagnóstico é feito pelo exame clínico e pela ressonância, o que permite identificar diversos tipos de lesões.
A Sutura meniscal é uma técnica consagrada que permite preservar a totalidade do menisco, o que tem benefícios futuros pois previne eventuais alterações degenerativas do joelho. Hoje disposmos de técnicas minimamente invasivas de sutura de menisco e de menor complexidade devido ao aparecimento de diversos sistemas de sutura. Abaixo segue um link esquemático sobre a sutura de menisco.
A Infiltração no Joelho ou Viscossuplementação Articular é um tipo de tratamento da cartilagem sem cirurgia. Existem 2 tipos principais de infiltração: com ácido Hialurônico e com corticoesteroides.
A infiltração com ácido Hialurônico é uma excelente opção para casos de problemas de cartilagens, por ter poucas contra-indicações com ação predominantemente local, evita ou diminui o uso de anti-inflamatórios e cortisonas. Temos grande indicação em casos de condromalácea patelar e casos de artrose com diminuição do espaço articulares dos joelhos. Ela se constitui de uma solução viscoelástica de ácido hialurônico com a finalidade de diminuir o atrito entre as superficies desgastadas, lubrificação e diminuição da atividade inflamatória das articulações.
Como resultado temos diminuição da taxa de progressão da doença e melhora substancial do quadro de dor. Esse procedimento associado ao tratamento conservador como fisioterapia e reequilíbrio muscular pode trazer um excelente resultado aos pacientes.
O tratamento de Infiltração no Joelho pode ser usado nas articulações comprometidas sem afastamento do trabalho durante o tratamento, sendo realizado no consultório de 3 – 5 sessões semanais ou atualmente em dose única dependendo do produto e da gravidade do caso, pode ser repetido dependendo da gravidade a cada 6 meses.
A Condromalácea Patelar é resultado de amolecimento da cartilagem da patela do joelho fruto do desequilíbrio dinâmico da patela durante o movimento. Existe sim uma pré disposição do indivíduo em adquirí-la e pode ser aumentado o risco em atividades de flexão sobre carga do joelho como Cross-Fit , agachamentos forçados e cadeira extensora com carga elevada.
E um tratamento com grande resultado hoje seria o uso das infiltrações como descritas no tópico infiltração.
A Artroscopia ou Cirurgia no Menisco é um procedimento cirúrgico realizado através de duas pequenas incisões no joelho de 1cm cada, que chamamos de portais.
Pelo primeiro portal, o joelho é distendido com soro fisiológico estéril, para a melhor visualização de todas as suas estruturas. Neste portal, introduzimos o artroscópio, que consiste de um pequeno tubo – mais fino do que uma caneta – dotado de uma fonte de luz, uma lente de aumento e uma pequena câmera que permite a visualização das imagens internas do joelho em um monitor de vídeo.
Pelo segundo portal, introduzimos todos os equipamentos, incluindo pequenas pinças e outros equipamentos desenhados especificamente para tratar das lesões do joelho.
As indicações mais comuns de Artroscopia para tratamento do joelho são: as lesões dos meniscos, condropatia patelar grave , lesões da cartilagem articular, dos ligamentos cruzados, a remoção de fragmentos soltos dentro do joelho (corpos livres) e o realinhamento da patela. Desta forma, o tempo de recuperação do paciente depende do tipo de lesão que apresentava e do tratamento realizado na Artroscopia.
Veja abaixo um vídeo de uma Cirurgia de Artroscopia:
O Ligamento do Cruzado Anterior é uma estrutura central do joelho, o ligamento do joelho tem a função principal de evitar o deslocamento anterior da tíbia em relação ao fêmur.
É comum lesionar o cruzado anterior em situações traumáticas do joelho, como nas torções, lesão do cruzado em acidentes de trânsito, contusões, e uma vez rompido ele não tem potencial de cicatrização. Desta maneira, um joelho com lesão do cruzado anterior é um joelho mais instável, sujeito a falhas – chamadas falseios – e novas entorses e lesões. Esse novos entorses podem levar a lesão de meniscos, lesões da cartilagem articular, fissuras condais. Por este motivo, nossa prioridade é reestabelecer a anatomia funcional do joelho com a cirurgia de ligamento cruzado e evitando, assim a anteriorização crônica do platô tibial.
Para isto, utilizamos um tendão retirado do próprio paciente e que é colocado na posição do ligamento original, para que desempenhe a sua função. Atualmente, utilizamos como substitutos os tendões dos músculos flexores mediais do joelho (semitendíneo e grácil), na maior parte dos casos. Em algumas situações específicas podemos utilizar como substitutos o tendão patelar ou o tendão do músculo quadríceps.
Assista abaixo um vídeo sobre Cirurgia do Ligamento do Cruzado Anterior:
A Artroplastia ou Cirurgia de prótese de joelho ou de quadril são utilizadas para restabelecer a função da articulação que não permite movimentos adequados de forma indolor.
Ocorrendo desgaste desta cartilagem (osteoartrite), o indivíduo apresenta limitação e dor ao movimentar o quadril e joelho. Nas situações em que medicamentos, mudanças de hábitos, exercícios, fisioterapia e outras medidas não são suficientes para diminuir a dor a cirurgia de Artroplastia se faz necessário.
Quem é o candidato a uma cirurgia de colocação de prótese de joelho ou quadril (Artroplastia)?
Esta cirurgia é realizada principalmente nos pacientes com idade superior a 50 anos apresentando dor no decorrente de desgaste da articulação. Também podem ser realizadas em pacientes com fraturas do colo do fêmur (quadril) ou deformidades adiquiridas do joelho
O que posso esperar da cirurgia?
A operação proporciona alívio das dores e ganho de mobilidade, proporcionando retorno às atividades normais do dia-a-dia, como caminhar. Exercícios como hidroginástica, pedalar bicicletas, realizar caminhadas e nadar são permitidos após a recuperação da cirurgia.
Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre a artroplastia de joelho:
A Artroscopia de Ombro é indicada para uma série de casos onde o paciente apresenta lesão anatômica de uma estrutura do ombro e que por esse motivo não tem melhora com a fisioterapia ou com medicação.
Seguem abaixo algumas das principais doenças que necessitam de cirurgia do ombro para melhora da dor dos pacientes:
Lesão do Manguito Rotador ou Lesão de Manguito é a lesão de um ou mais tendões da região do manguito, uma espécie de capuz de proteção para a cabeça de um dos ossos do ombro, o úmero.
A Lesão do Manguito Rotador é uma das causas mais frequentes de dor no ombro e acontece quando essa estrutura é afetada, os tendões podem, assim como em outras partes do corpo, sofrer uma inflamação e se romperem completa ou parcialmente e ela pode ocorrer principalmente pelo desgaste contínuo.
A Síndrome do Impacto também compõe a lista de causas da Lesão do Manguito Rotador por desencadear situações favoráveis à inflamação dos tendões. Essa síndrome pode ter também como consequência a Bursite no Ombro, em conjunto ou não com a Lesão do Manguito Rotador.
A Instabilidade Glenoumeral ou luxação recidivante é uma lesão que ocorre no ombro em tecidos como o lábio da glenóide ou nos ligamentos do ombro.
Ela ocorre caso o indivíduo já tenha sofrido uma luxação no ombro que tenha causado uma lesão no lábio ou ligamentos. Se por acaso a lesão não cicatrizar por completo (o que ocorre na maioria dos casos) em uma posição normal para que não tenham novos deslocamentos, pode haver mais uma luxação, gerando a chamada Instabilidade Glenoumeral.
Se acontecerem novas luxações, os ligamentos podem se alongar por demasiado e os traumas podem progredir para o osso, fato que pode facilitar a ocorrência de novas luxações e nesses casos a artroscopia se faz necessária.
Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre a Artroscopia de Ombro:
Nossos consultórios
Agende sua consulta agora com o Dr. Alexandre Stivanin.
Ou, se preferir, envie uma mensagem através do formulário abaixo que entraremos em contato assim que possível: